1

Iluminação adequada não apenas deixa o ambiente confortável e bonito, como também melhora a qualidade de vida, uma vez que proporciona a visibilidade ideal para executar as tarefas, estimulando a produtividade e o bem estar. Para quem está pensando em iluminar os espaços da casa, do trabalho ou lazer de maneira adequada, é necessário prestar muita atenção na hora de escolher os produtos de iluminação, que devem ser diretamente proporcionais ao espaço disponível e adequados em relação à composição e funcionalidade.
Como para cada ambiente há uma iluminação específica, que é responsável pela característica daquele espaço, existem os acessórios indicados para cada cômodo. Para os quartos, por exemplo, um ambiente pessoal e privativo da casa, a escolha do plafon (“luminária” que é colocada diretamente no teto) deve obedecer características que remetem ao aconchego, sensação peculiar desse espaço. Portanto, é comum a utilização de um plafon no ponto central do teto, com duas ou três lâmpadas incandescentes, que podem ser dimerizadas, isto é, que permite alterar o interruptor comum por um dimmer, capaz de regular a intensidade de luminosidade do cômodo. Caso contrário, é possível substituir pelas lâmpadas fluorescentes compactas, que são mais econômicas, e com o diferencial de não produzir calor, se comparadas com as incandescentes

 

2

 

Já nos corredores, que costumam ser espaços menores e necessitam de maior iluminação para proporcionar boa visibilidade, são utilizados plafons mais próximos do teto, com lâmpadas de alta intensidade, como as eletrônicas e fluorescentes, que iluminam mais e são mais econômicas, de maneira que, direcionadas para a superfície lisa e clara, na qual a luz reflete, é capaz de espalhar uniformemente em uma área extensa.

 

Os banheiros necessitam de uma atenção especial na hora de escolher os acessórios de iluminação, por isso, é recomendado o uso de plafons com bases acopladas às cúpulas, que impedem a entrada de vapor e umidade, o que diminui a vida útil das lâmpadas. No entanto, é indicado utilizar lâmpadas incandescentes, pois as eletrônicas se deterioram com mais facilidade.

 

3