foto 40 (2) Longe vai o tempo em que o escritório era a zona do apartamento em que a decoração não tinha papel de destaque. Decorar um escritório no apartamento  não é uma tarefa complicada. Desde que exista o espaço necessário para o efeito e independentemente do seu orçamento, é possível criar um espaço de trabalho em sua casa, que para além de funcional também está em harmonia com a restante decoração. A boa organização e ideias criativas são as duas ferramentas fundamentais que devem ser usadas sabiamente por si para criar um ambiente relaxante e atrativo para trabalhar.

Tudo o que precisa para transformar o escritório num ambiente de trabalho mais moderno, profissional e atraente é um pouco de criatividade para conseguir combinar a decoração do escritório com o restante ambiente do apartamento. Siga algumas das nossas orientações sobre como decorar um escritório de uma forma funcional mas também atrativa:

  • Comece por identificar o espaço que vai utilizar para trabalhar. Vai ter um espaço dedicado exclusivamente ao escritório ou vai apenas criar uma área de trabalho num quarto com outra função? Embora ambas as hipóteses sejam viáveis, são bastante distintas quanto a escolhas a fazer durante a decoração. Se o escritório estiver localizado numa divisão própria, nesse caso tem mais liberdade para decorar, caso o escritório esteja integrado numa divisão com outra função, então terá de combinar a área dedicada ao escritório com o restante ambiente envolvente.
  • Tenha em conta o espaço em que gostaria de trabalhar. Se sente que é mais produtivo numa zona mais iluminada, então monte o seu escritório numa área perto de uma janela e com bastante luz natural. Planeie também com cuidado tudo o que precisa para trabalhar confortavelmente, como o telefone, iluminação adequada, secretária e cadeira, computador, impressoras e móveis para arrumação. Tenha em atenção que a zona do escritório deverá estar perto de tomadas elétricas e de preferência com acesso a uma linha de telefone.
  • Para decorar o escritório, opte por um esquema de cores que o inspire. Lembre-se que cores brilhantes e vibrantes, como verdes ou laranjas, estimulam a criatividade e energia. Se pretender um ambiente mais relaxante escolha tons mais neutros, como castanhos e cinzas. Pode complementar a decoração do espaço com molduras e arte da sua preferência. Decore as paredes com posters que tenham a ver com os seus gostos pessoais, como filmes ou bandas favoritas para criar um ambiente mais descontraído. No entanto, se pretender receber clientes no escritório lembre-se que deverá apostar na sobriedade para transmitir uma imagem de maior profissionalismo.
  • Pense cuidadosamente no mobiliário a adquirir. Uma mesa e cadeira estão provavelmente no topo da sua lista de necessidades de mobiliário, no entanto não se deve esquecer que vai precisar de bons elementos de organização e arrumação. Adquira um armário para arrumar todos os materiais necessários ao correto funcionamento do escritório, mas que não precisam ficar à vista, um suporte para a impressora, caso não exista espaço disponível na mesa de trabalho, e estantes. Se o escritório estiver integrado numa área com outra função, opte por uma mesa pequena tipo escrivaninha, que permita ser fechada quando não está a ser utilizada. Pode também colocar algumas prateleiras para arrumação por cima da mesa de trabalho, de forma a aproveitar da melhor maneira todo o espaço disponível. Adquira móveis com gavetas para manter todo o material bem arrumado.
  • Uma iluminação adequada é fundamental para qualquer ambiente de trabalho. Para além de uma luz no teto, invista também num bom candeeiro de mesa com luz regulável para trabalhar. As janelas devem ser cobertas com cortinados ou estores transparentes ou semi transparentes para diminuir o reflexo do sol, sem tornar a divisão escura.
  • Embora o escritório seja uma zona de trabalho, deve personaliza-lo com acessórios originais como faria com qualquer outra divisão da casa. Esqueça acessórios de escritório tradicionais e invista em algo que reflita a sua personalidade, mesmo que isso signifique colocar no espaço um quadro de arte abstrato, uma coleção das suas bonecas favoritas ou até mesmo um bonito aquário com peixes ornamentais.

Fonte: Decoração de Apartamentos