foto

O terreno é um excelente investimento em qualquer época da vida, mas verifique as normas e as restrições de construção para não se surpreender negativamente no futuro.

Nunca compre um terreno sem visitá-lo
Duas opções de compra são suficientes para deixar qualquer investidor da área de imóveis tenso. E se em jogo estão terrenos idênticos essa decisão pode ser ainda mais difícil. O gerente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), em Maringá, Hélio Xavier da Silva Filho, orienta quem tem um projeto de compra sobre como tomar a melhor decisão.
Para saber se a compra é segura, se o terreno está com a documentação em dia, a consultoria pode vir do corretor de imóveis, bem como algumas informações importantes sobre a localização do terreno (infraestrutura, padrão das edificações, etc.). “Já o engenheiro civil é o profissional habilitado para orientar o cliente nos aspectos técnicos como a inclinação do terreno, tipo de solo e fazer a pesquisa de zoneamento urbano, que determina, no futuro, que tipo de edificação poderá ser construída ali. O custo de compra pode parecer baixo, mas se houver necessidade de investir mais na fase de construção, esse não será o melhor negócio”.
Em alguns casos será preciso realizar uma obra prévia de contenção ou mesmo de aterramento para a segurança das fundações. Há também uma questão importante que é a verificação da posição dessa área – o chamado “sol da manhã” é um diferencial bastante valorizado na revenda, ainda que no projeto arquitetônico seja possível equilibrar a solarização de um terreno que receba o sol da tarde.
Localização
A pesquisa de zoneamento vai revelar se o terreno tão sonhado permite a construção de um prédio ou se aquela é uma área com restrição de altura de pavimentos, se será possível construir uma galeria comercial ou não. A prefeitura avalia as condições de cada região, então para as áreas de comércio e indústria haverá maior interesse se o terreno tiver acesso fácil para uma rodovia, já se o bairro é residencial, minimizar o barulho e o contato com resíduos industriais será prioridade.
Em Marialva, por exemplo existe uma prevalência de investimento em áreas residenciais, no entanto para estimular a abertura de indústria, o poder público selecionou uma área estratégica para o segmento. “Em geral quando alguém quer comprar um terreno no município é o engenheiro responsável pela futura obra que faz a consulta do zoneamento urbano, temos um mapa aqui mesmo na secretaria para facilitar a consulta”, explica o secretário de Planejamento e Desenvolvimento do município, Leandro Fabiano Dias. Ele acrescenta que as áreas são zoneadas em acordo com a comunidade por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano.
Hora de escolher
Em companhia do engenheiro civil e do corretor de imóveis esse investidor toma a decisão de compra. Nessa segunda etapa, ele precisa fazer uma pequena investigação burocrática para se assegurar que a loteadora ou o vendedor do terreno (proprietário) está com a documentação regularizada para garantir a transferência.
A consultoria imobiliária começa na investigação da infraestrutura disponível na área, no caso de um terreno em região residencial, a proximidade com escolas, mercados e farmácias pode até ajudar na venda. Em seguida, o corretor é quem ajuda o cliente a verificar a documentação do vendedor.
“O corretor fica especialmente atento se o cliente vai pagar pelo terreno com financiamento em longo prazo porque a loteadora tem que oferecer segurança na transferência. Buscamos certidões, documentos, toda informação possível”, afirma Mauro Sérgio Alencar, corretor imobiliário.
Quando o terreno já está registrado em nome de outra pessoa, o levantamento da documentação evita que o cliente seja lesado por irregularidades, bens citados em processo, débitos de impostos ou outras taxas públicas.
CONSULTORIA ESPECIALIZADA
“O corretor de imóveis orienta o cliente quanto à documentação para não haver problemas na transferência depois”
MAURO SÉRGIO ALENCAR – Corretor de imóveis

Fonte: odiario.com via Secovi PR

Procurando imóvel? Aqui você encontra as melhores opções em um único lugar. Acesse o site da Tavarnaro Imóveis.