foto 21 (1)

Existem truques para a conservação dos refrigeradores. Confira como cuidar bem desse eletrodoméstico

Com certeza a sua avó já te disse para não colocar pratos ainda quentes na geladeira. Ou, na sua casa, o tênis ia para trás do refrigerador para secar. Mas será que isso tudo é verdade e funciona? Elaboramos um guia com os mitos que rondam o eletrodoméstico mais importante da cozinha, onde guardamos e conservamos todas as delícias que são ali preparadas. Vale ler para cuidar melhor do aparelho e dos alimentos armazenados. Confira:

Abrir e fechar a porta excessivamente prejudica o funcionamento da geladeira.
Verdade. Quando a porta é aberta, o ar frio sai. Ao fechá-la, recomeça o processo para gelar e manter a temperatura ideal. Quanto mais tempo aberta, maior será a troca de calor e a energia consumida.

Refrigerador perto de fontes de calor “força” o aparelho.
Verdade. Evite posicionar a geladeira próxima a fogão e micro-ondas para que o equipamento não seja forçado a trabalhar mais e gastar mais energia para manter a temperatura interna ideal.

Após desligado, o refrigerador pode ser religado a qualquer momento.
Mito. Sempre que desligar o aparelho, especialmente para transportá-lo de um lugar a outro, espere duas horas para colocá-lo na tomada novamente. É o tempo necessário para que o gás e o óleo em seu interior se assente. Em caso de viagens longas, inclusive, recomenda-se limpar e desligar a geladeira para economizar energia.

O degelo acelera com secador de cabelo, água quente ou faca.
Mito. Qualquer um desses artifícios pode provocar danos nas partes elétricas.

Carvão e café dentro da geladeira combatem odores ruins.
Em tese, sim. Mas também deixam seus aromas permanentes. Para evitar mau cheiro no eletrodoméstico é aconselhável investir em produtos que contenham filtro.

foto 21 (2)Geladeiras frost free não precisam ser desligadas.
Verdade. A tecnologia desse tipo de refrigerador já promove o degelo automático. O ar circula o tempo todo no aparelho. Também evita odores internos.

Colocar alimentos ainda quentes no refrigerador é prejudicial ao equipamento.
Verdade. E ao alimento também. A geladeira demora a resfriar e a comida fica mais tempo exposta ao ataque de micro-organismos. Além disso, o alimento em temperatura elevada esquenta os outros que já estavam armazenados.

A grade atrás da geladeira é ótima para secar roupas e tênis.
Em tese. Até seca. Mas essa grade é o condensador, que faz a troca de calor do sistema de refrigeração. Quando são colocados panos pendurados ou sapatos, o funcionamento desse sistema fica prejudicado.

Fonte: Casa e Jardim.