img

Completando 40 anos de atividades, a Tavarnaro Imóveis construiu história de sucesso em Ponta Grossa e segue fiel à missão de ajudar você a mudar para melhor

Muitas coisas aconteceram no Brasil e no mundo em 1974. Só para citar algumas: foi naquele ano que o general Ernesto Geisel assumiu a presidência do país, em plena ditadura militar; que Richard Nixon renunciou ao cargo de presidente dos Estados Unidos, pressionado pelo escândalo de Watergate; que a então Alemanha Ocidental venceu a Copa do Mundo de Futebol contra a Holanda, jogando em casa; que o cantor de reggae jamaicano Bob Marley despontava para o mundo; que o programa Fantástico, da Rede Globo, fazia sua primeira transmissão em cores; e por aí vai.

Enquanto tudo isso acontecia, um advogado de Ponta Grossa abria no mesmo ano aquela que se tornaria uma das maiores e mais tradicionais imobiliárias da cidade: a Tavarnaro Imóveis, que acaba de completar 40 anos de atividades. Foi a percepção de que o imóvel é o bem mais durável da vida da maioria das pessoas que motivou Carlos Roberto Tavarnaro a entrar no setor. “A ideia nasceu quando percebi que o imóvel é realmente o bem da vida, porque acompanha o indivíduo em todas as etapas de sua existência, não sendo demais dizer que as principais lembranças do ser humano estão relacionadas à casa onde construiu sua história e onde viveu momentos de confraternização com sua família.”

ESFORÇOS SOMADOS

E, por falar em família, foi graças aos laços familiares que a empresa nasceu e cresceu. Carlos Roberto Tavarnaro deu o pontapé inicial e um ano depois, em 1975, seu irmão Fernando encerrou as atividades do armazém familiar no bairro de Nova Rússia e juntou-se a ele. Em 1979, a esposa de Carlos Roberto, Liliana, ingressou na empresa e passou a liderar a equipe de Locação e Administração de Imóveis. No ano de 1995, os filhos do casal, Carlos e Roberto Ribas, entraram para o time. Dez anos depois, em 2005, Carlos Ribas tornou-se sócio da empresa, enquanto seu irmão decidiu dedicar-se à advocacia. E, por fim, Vívian, esposa de Carlos Ribas, atua hoje como diretora financeira e de recursos humanos da imobiliária.

Trabalhar em família, na visão de Liliana, foi uma forma de eles construírem algo em que cada um poderia dar a sua contribuição. “O trabalho em família é uma construção em conjunto. É um somar de esforços, aproveitando o potencial de cada um no desenvolvimento do negócio. Quando os filhos entraram na atividade, foi uma feliz surpresa, não só pelo interesse, mas também por causa da inovação implementada que a juventude trouxe consigo”, explica ela, referindo-se ao fato de que, com a chegada de Carlos Ribas e Roberto Ribas, a empresa passou por um processo de especialização e profissionalização dos diversos setores em que atuava. Nesse processo, novas empresas foram criadas: Reparatec Manutenção Predial, em 2005, CRT Corretora de Seguros, em 2006, e o segundo escritório da Tavarnaro Advocacia, em 2008.

 DESAFIOS E COMPROMETIMENTO

Hoje na posição de diretor do Grupo Tavarnaro, juntamente com o filho Carlos Ribas, o fundador Carlos Roberto acredita mesmo que o aspecto familiar da empresa foi o elemento diferenciador na sua consolidação. Junto a isso, o patriarca aponta também o tripé formado por seriedade, honestidade e confiança como outros fatores que colaboraram para a estabilidade da empresa. “Procuramos sempre nos conduzir com seriedade e honestidade, além de proporcionar atendimento profissionalizado aos nossos clientes, promovendo a defesa dos seus interesses em toda a plenitude, fazendo jus à confiança endereçada à Tavarnaro Imóveis.”

Sobre os desafios enfrentados pela imobiliária nesses 40 anos de atividades, Liliana declara que foram “muitos”. “Desde a oscilação pela qual o mercado passa de vez em quando até os problemas originados pelos planos que os governos nos impuseram”, aponta ela, para quem os motivos que fizeram da Tavarnaro Imóveis uma empresa de sucesso podem ser resumidos em “trabalho, muito trabalho”. “E, junto com o trabalho, a busca constante de capacitação e conhecimento, o que nunca nos fartamos de buscar. Apontaria ainda a união de esforços de todos os familiares e de nossos fiéis colaboradores.”

O filho Carlos Ribas, que hoje assume a dianteira nos negócios da imobiliária, não poderia estar mais de acordo com as palavras da mãe. Na visão dele, “comprometimento” é a palavra-chave que desvenda o segredo por trás da permanência da empresa ao longo das últimas quatro décadas. “Desde criança, só vi meus pais trabalharem, eles são muito comprometidos, e este gosto pelo trabalho foi a melhor herança que puderam dar a mim e ao meu irmão [Roberto Ribas]. Como estamos envolvidos com a atividade desde cedo, fica mais fácil identificar os problemas e as oportunidades que aparecem. Procuramos, assim, estarmos sempre presentes e atendendo cada negócio, para que nada passe despercebido.”

 MERCADO IMOBILIÁRIO

Atualmente fechando uma média de negócios que, de acordo com Carlos Ribas, bate nas “centenas”, a Tavarnaro Imóveis conta com aproximadamente 400 imóveis para locação (sendo 3.000 o total da carteira) e 500 para venda, em todas as regiões de Ponta Grossa. “Cada contrato nosso é feito com muito cuidado e atenção, pois cada negociação envolve particularidades que precisam estar claras e equilibradas”, observa Carlos, para quem a principal exigência no setor imobiliário é a segurança. “Todo negócio envolve uma documentação que, se não for bem tratada, certamente trará aborrecimentos e prejuízo para as partes. Portanto, o cuidado que temos com as contratações é único. Não é raro deixarmos de fazer negócios, abrindo mão das comissões, por considerar que não está equilibrado ou seguro.”

De acordo com Vívian Tavarnaro, esposa de Carlos Ribas e diretora financeira e de recursos humanos da Tavarnaro Imóveis, as relações da imobiliária com os clientes são constantemente aperfeiçoadas. “Como somos intermediadores nas negociações, estamos constantemente nos aprimorando para que os fechamentos sejam feitos sempre de forma justa e satisfatória para as partes, e buscando agir com ética e transparência para que o cliente se sinta seguro e confiante em procurar a empresa para novos negócios.” Segundo ela, esse aperfeiçoamento se estende também aos colaboradores da empresa. “Fazemos treinamentos semanais com toda a equipe, tratando de diversas áreas a serem aperfeiçoadas. Contamos hoje com aproximadamente 100 colaboradores diretos e nosso processo de seleção e acompanhamento está bastante apurado.”

 MERCADO E NOVAS FRONTEIRAS

Na visão de Carlos Ribas, o segmento imobiliário de Ponta Grossa passa por um momento particularmente promissor, em que colhe os frutos do boom imobiliário de 2009, e que deverá presenciar um maior investimento em imóveis por conta do ano eleitoral. “Passamos agora por um momento de acomodação do mercado, onde oferta e demanda irão acompanhar o crescimento da cidade, e os preços provavelmente serão reajustados com a inflação. Em outra ponta, nossa cidade é famosa pela característica da população, principalmente das classes A e B, de manter muito das suas economias na caderneta de poupança. E, como estamos em época de eleição no âmbito federal, naturalmente, uma quantia considerável desses valores vem para o mercado imobiliário, que ano após ano prova ser o investimento mais seguro e, muitas vezes, o mais rentável.”

Convidada por um parceiro membro da International Realtor, considerada a maior associação de corretores dos Estados Unidos, a integrar um grupo de imobiliárias selecionadas no Brasil inteiro para atuar em solo americano, a Tavarnaro Imóveis, há um ano e meio, atende a clientes de Ponta Grossa e região que desejam investir nos Estados Unidos. “Esse grupo representa algumas incorporadoras nos Estados Unidos. Trata-se de uma parceria em que cada um é responsável por determinada atividade. A do parceiro é fazer a ponte entre a imobiliária e as incorporadoras, bem como assessorar em todo o processo, desde a escolha até o closing, como é chamado o fechamento do negócio lá. Como estávamos namorando este mercado há algum tempo, o convite veio em boa hora.”

A Tavarnaro Imóveis também estendeu seu raio de atuação para Curitiba e Santa Catarina. “A atuação em Curitiba é fruto de uma parceria exclusiva com a Thá, a construtora mais antiga do Brasil. São apartamentos, conjuntos comerciais e lajes corporativas nas melhores localizações em projetos supermodernos, garantia de retorno para os clientes”, aponta Carlos. “Em Santa Catarina, atuamos em três locais, que são as preferências dos nossos clientes: Balneário Camboriú, com a FG Empreendimentos; Itapema, com a Pasqualotto, e em Piçarras, com a Cill. Todas essas incorporadoras são referências. Com essas parcerias, temos a certeza de trazer para o nosso cliente as melhores opções no litoral catarinense.”

 MUDAR PARA MELHOR

De tudo o que foi dito até agora, a impressão que fica é de que a Tavarnaro Imóveis se esforça verdadeiramente em cumprir a sua missão, assim expressa por Carlos Ribas: “Mudar para melhor! Mudar para melhor a vida dos nossos clientes, trazendo tranquilidade e segurança ao administrar seus imóveis, tratando os locatários com respeito, encontrando o imóvel dos sonhos de quem quer comprar e comercializando com ética e transparência os imóveis de quem quer vender; mudar para melhor a vida dos nossos colaboradores e parceiros, investindo em boas práticas voltadas à saúde e capacitação; mudar para melhor a vida dos que nos cercam, mantendo ou participando de programas voltados às famílias carentes, que precisam muito do apoio de todos; e, por fim, mudar para melhor tudo o que fazemos, questionando a eficácia de cada tarefa, tornando os processos cada vez mais simples e dinâmicos.”

Matéria da revista D’PONTAPONTA.