tranpar

 

Já pensou em utilizar móveis transparentes na decoração da sua casa? Essa seria uma boa aposta! Versáteis, móveis feitos em acrílico, vidro ou policarbonato dão um charme especial à casa e podem ser utilizados em qualquer ambiente.

O uso de móveis com transparência sempre foi comum em decoração, principalmente quando o objetivo é manter a amplitude de um espaço ou a sensação de que o local é maior”, diz a arquiteta Laurimar Coelho. Segundo ela, são mais utilizados em salas e cozinhas e em móveis como aparador e mesa lateral.

Em ambientes onde há sonorização mais potente, como no caso de home theaters, por exemplo, é melhor evitá-los. Não é indicado para projetos onde a boa acústica é importante.

transparente

Outra dica da arquiteta Laurimar Coelho é combinar móveis transparentes com os de madeira. “Há fabricantes que combinam os dois materiais com ótimos resultados”, diz.

Para a arquiteta Adriana Victorelli, móveis com estrutura mista (madeira e acrílico) proporcionam ar de leveza. De acordo com ela, móveis transparentes em vidro precisam estar bem estruturados e com espessura adequada para evitar quebra e acidentes.

O uso de móveis transparentes é uma espécie de coringa. “São úteis e funcionais. Além disso, visualmente não pesam na decoração”, comenta.

Na sala de jantar pode-se explorar diferentes modelos de cadeiras e com tecidos variáveis, utilizando uma mesa de vidro como contraponto para não sobrecarregar o ambiente. “No living, com um sofá grande e tapete estampado pode-se usar uma mesa transparente para não poluir o ambiente visualmente”, explica Adriana.

A tendência de móveis em vidro existe há muitos anos, porém, mais recentemente surgiu a competição com o acrílico que, por ser um material com maior plasticidade e baixo peso, fez aumentar a gama de móveis transparentes.

Fonte: Revista Zap Imóveis