foto

Para muitas pessoas, espaço é inútil e acaba virando depósito de velharias e objetos inutilizáveis

O porão normalmente é um espaço que fica largado à poeira e ao desuso. Se você tem esse cômodo em sua casa e não sabe como utilizá-lo, então confira as nossas dicas e veja como ele pode ser aproveitado para se transformar em um espaço completamente funcional.
Muitas vezes, o porão é um local abafado e sem janelas. Por isso, acaba sendo deixado de lado, mas não é por causa deste motivo que ele precisa se transformar obrigatoriamente em um depósito. Já pensou em algum cômodo que você gostaria de ter, mas não tem espaço? Pode ser um salão de jogos, um escritório, sala de estudos, sala de TV… Talvez haja no porão o espaço para construí-lo.
Um dos problemas dos porões é que normalmente eles são locais de pouca ventilação e muita umidade, tornando-se assim, um lugar pouco agradável. Portanto, se você quer utilizar o seu porão, é necessário resolver esse dois probleminhas. Para a questão da ventilação, sugerimos que você adquira um ar-condicionado ou ventilador, dependendo do tamanho do cômodo. Ou mesmo aproveitar alguma parede que possa dar para algum local mais claro da casa, como na imagem acima: a parede que dava para o quintal foi substituída por um vidro.
Já para resolver a umidade, a dica é comprar um desumidificador e aplicar produtos impermeabilizantes nas paredes, bem como tintas especiais que evitam cheiro e mofo. Consulte sempre um profissional de confiança em caso de dúvidas.
Aos amantes de vinho, o porão pode se tornar o local ideal para o seu armazenamento. É importante que você coloque um termômetro dentro da adega e monitore a temperatura com cuidado. Dependendo do clima da sua cidade pode ser necessário instalar equipamento de controle de temperatura. Adegas, algumas vezes, podem ser instalações bastante caras. Faça um orçamento para determinar o custo benefício antes de tomar a decisão de comprar uma.
Se o seu porão é pequeno, a dica é “aumentá-lo” usando cores quentes e claras. Pintar com amarelo suave, brilhante, limão ou dourado irá infundir o ambiente com calor e luz e podendo dar um toque aconchegante. Apenas evite cores escuras, pois elas farão o cômodo parecer menor ainda. Leia mais sobre combinações de cores nos nossos posts sobre ambientes relaxantes e alegres.
Como geralmente o porão possui poucas ou nenhuma janela, é necessária a utilização bem pensada de iluminação artificial. Portanto, não economize nas lâmpadas. Criar um contraponto entre iluminação geral e luz ambiente fará que o porão fique mais aconchegante. Outra dica bacana é a utilização de luminárias pendentes em áreas específicas, como a poltrona de leitura ou a mesa de jogos ou para trabalho.
Como o seu espaço provavelmente é restrito, a atenção na escolha dos móveis fará toda a diferença para o conforto do espaço. Dê preferência a móveis leves, flexíveis e que possam ser facilmente reorganizados de acordo com as suas necessidades. Por exemplo: pufes, além de serem assentos despojados, são bastante confortáveis, compactos e estão facilmente disponíveis em uma infinidade de modelos, cores e estilos. Armários embutidos também são ótimas escolhas, pois aproveitam bem o espaço e podem ser confeccionados sob medida para aquele cantinho onde não cabe mais nada.
Animado para começar a sua “reforma”? Mãos à obra.

Fonte: ImovelWeb via Secovi PR

Procurando imóvel? Aqui você encontra as melhores opções em um único lugar. Acesse o site da Tavarnaro Imóveis.