pontagrossa_070112

Os terrenos divulgados à venda apresentaram valorização de 16,2% nestes últimos 12 meses.

Em volume, a oferta também teve crescimento, no período, de cerca de 12%. Os dados são da última pesquisa regional, realizada pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), do Secovi-PR.
“Mais de 90% do estoque é formado por áreas com mais de 300 metros quadrados”, analisa o presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR, Maurício Moritz.


De acordo com Moritz, apenas em um bairro estão concentrados mais de 21% dos terrenos, em Uvaranas. Bairros como Jardim Carvalho (10%), Oficinas e Contorno (ambos com 7,9%) também aparecem com grande número de ofertas.


A pesquisa também revelou valorização de 1% nos imóveis residenciais usados à venda em agosto, em comparação com o mês anterior, o que contribuiu para que o acumulado dos últimos 12 meses fechasse em 11,2%.


Locação
O estudo, feito por base nos valores divulgados pelas imobiliárias da região, mostrou que os alugueis residenciais apresentaram queda de 2,6% e, os comerciais, valorização de 3,3% em agosto, em comparação com o mês anterior. Porém, no acumulado dos últimos 12 meses ocorreu valorização em ambos os casos, de 10,5% para os residenciais e de 5,8% nos comerciais.

Fonte: Diário dos Campos via Secovi – PR